| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Save the planet
Desde: 27/05/2013      Publicadas: 12      Atualização: 27/06/2013

Capa |  Ambiente Sustentável  |  Menos lixo mais saúde  |  Saúde Coletiva  |  Tecnologias educacionais  |  Transforme-se transformando


 Tecnologias educacionais

  24/06/2013
  0 comentário(s)


Plano de Aula

Aqui vai uma dica do Save the Planet, para os professores que desejam trabalhar conteúdos sobre meio ambiente de uma forma diferente e educativa. Aproveitem a dica e vejam que para mudarmos o mundo devemos educar nossas crianças!

Descrição geral da aula proposta.

Nível escolar: Ensino Médio
Série: 3ª série
Tema abordado na aula: Impactos Ambientais e a relação com a saúde da população.


Busca por recursos na web.


Nro Descrição/Nome Localização (URL)

1 Video " O impacto da degradação ambiental e saúde pública http://www.youtube.com/W=pjvC6ewuB9s

2 Reportagem " A falta de saneamento e saúde infantil http://www.youtube.com/watchv=iYEAQpjZVeI

3 Filme: Um Dia Depois de Amanhã http://www.youtube.com/watch?v=PPvn-uh5xFE

4 Reportagem " Parque do Gatumé http://www.youtube.com/watch?v=JLH-4BqZDHw

5 Propagandas - Salve o Planeta http://www.youtube.com/watch?v=6m7fR3LIntM

6 Filme: WALL-E http://megafilmeshd.net/wall-e/





PLANO DE AULA


Utilizaremos como metodologia a problematização, ou seja, aos alunos será apresentado casos que envolvem os impactos ambientais e a saúde da população, com isso propomos a eles a confecção de solução possíveis para tais casos.
Assim através da observação da realidade, como mostrado nas reportagens (itens 2 e 4 da tabela), daremos o primeiro passo à construção da solução, que após passar por uma teorização e formulação das hipóteses será aplicada ao caso apresentado.
Consideramos a problematização uma metodologia ativa pois baseia-se no aumento da capacidade do aluno de participar, como agente de transformação social, durante o processo de detecção de problemas reais e de busca por soluções originais. Assim ao se tornar aluno pró-ativo este é tem capacidade de auto-transformar seu potencial social, político e ético, que podem a vir mobilizar a população, através de suas ações.


4. Fazendo o de plano de aula.

Descreva em no máximo 400 palavras um plano de aula usando os dois objetos de aprendizagem selecionados por você. Esta aula pode ser presencial ou à distância. Para idéias sobre planos de aula com recursos digitais acesse:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br


Impactos Ambientais e saúde da população

Objetivos:
Conhecer os principais problemas decorrentes da exploração dos recursos naturais.
Conhecer os princípios da sustentabilidade, relacionando-os com a conservação e a preservação dos recursos naturais.
Identificar a relação entre os impactos ambientais e a saúde da população, assim como seus efeitos.

Conhecimentos prévios:
Reconhecer os Fatores físicos e sociais do meio ambiente; Poluições do ar, da água, do solo, por diferentes elementos; Noções sobre conceitos como proteção ambiental e sustentabilidade.

Estratégias e recursos da aula:
Através de reportagens, propagandas e filmes, serão mostradas os impactos ambientais para os alunos.
A primeira atividade consiste em ao verem o filme (WALL-E ou O dia depois de amanhã) serem capazes de traçar um debate sobre as atuais condições ambientais em que estamos inseridos. O professor como mediador deve motivar indagações com perguntas como a realidade apresentada no filme é de inteira ficção? Por que? A relação dos aspectos apresentados no filme com as atuais condições ambienta? Com isso estaremos utilizando a observação da realidade e focando nos pontos-chave.
Na segunda atividade com as reportagens apresentadas, "A falta de saneamento e saúde infantil" e o "Parque do Gatumé" , definiremos as relações existentes entre os impactos e a saúde da população, traçando as causas e consequências, praticando a teorização da metodologia utilizada.
Na última atividade, com o auxilio do video das propagandas feitas pela Animal Planet intituladas "Salve o Planeta" será proposto aos alunos que individualmente escrevam uma lista de soluções aos problemas apresentados durante a aula, realizando esta através de ações simples e possíveis, que ao final serão apresentadas a toda a classe.

Avaliação:

Avalia-se se os alunos foram capazes de entender os conceitos, através da identificação dos problemas apresentados e que ao final perceberam a importância e a necessidade da preservação ambiental, minimizando os impactos ambientais com pequenas ações.






Capa |  Ambiente Sustentável  |  Menos lixo mais saúde  |  Saúde Coletiva  |  Tecnologias educacionais  |  Transforme-se transformando
Busca em

  
12 Notícias